Há uma certa polêmica sobre a legalidade do dropshipping. Isso porque algumas pessoas questionam o fato de que lucrar com uma venda sem pagar impostos não é uma prática legal. Esse processo é conhecido como descaminho fiscal e, realmente, é ilegal.
No entanto, é fundamental destacar que não é essa é a proposta do dropshipping. Logo, essa prática está de acordo com a legislação brasileira, tanto que é realizada por grandes empresas, como o Ponto Frio.
Porém, é essencial ressaltar também que para empregar essa modalidade, é preciso regularizá-la. Em outras palavras: você, lojista, precisará pagar os impostos relacionados a ela corretamente. Caso contrário, estará cometendo um crime.
Neste contexto, é essencial ficar atento aos valores dos impostos e das tarifas, se você quiser trabalhar com um fornecedor internacional. Isso porque a sua margem de lucro pode não ficar interessante, sem falar que as mercadorias comercializadas podem ser barradas na alfândega, como é o caso de suplementos alimentares e dos remédios.
Ciente do que é dropshipping e entendendo que essa prática não é ilegal, desde que pague correntemente os impostos, continue com sua leitura para conhecer as vantagens e desvantagens do dropshipping e descobrir se, afinal de contas, ele vale ou não a pena.