A ascensão dos e-commerce e marketplaces alterou, significativamente, a jornada do cliente, combinando reconhecimento, consideração e compra de uma só vez.
Ao mesmo tempo, as redes sociais possuem o seu apelo pessoal e vantagens que podem ser essenciais para as marcas.
Então, como decidir onde investir para trazer seu negócio offline para o online?
Marketplace
No caso de plataformas como Amazon, Magazine Luiza e Americanas, a vantagem é o aumento das vendas e uma jornada do cliente simplificada, começando com a pesquisa e terminando na compra e entrega. Isso porque, quando sua marca decide vender dentro de um Marketplace, todo o trabalho de exposição do produto e alcance ao público, é da plataforma, e não sua.
Além disso, se sua empresa está começando a vender online agora, expor seus produtos em um Marketplace pode ser ainda mais vantajoso.
Isso porque você não vai precisar, inicialmente, investir grande esforço na construção de um site para vendas, bem como economizar verba com ações de marketing para atrair visitantes para o seu domínio. Afinal, o que você acha mais fácil: um cliente encontrar sua marca e produtos sozinho ou através de um anúncio das Americanas?
No entanto, a capacidade de capturar dados do cliente é limitada e a experiência de construção da marca pertence a essas plataformas de marketplaces, e não às próprias marcas que vendem nelas. Além disso, é provável que você também encontre diversos concorrentes também vendendo através da mesma plataforma. E aí, o que vai fazer a diferença na hora da decisão do seu potencial clientes vai ser o seu produto, preço e frete.
E-commerce
Plataformas de comércio eletrônico estão dominando o mundo das compras online. Eles vêm com muitas vantagens, como a personalização da sua marca e controle total sobre sua funcionalidade, coleta de dados dos clientes e personalização da jornada de compra, maior independência para definir preços e taxas, lançamento de promoções, cálculo de frete, descontos e, até mesmo, os meios de pagamento utilizados.
Aqui, ao contrário da facilidade que você encontraria em um Marketplace, é essencial que a sua marca seja bem trabalhada em ações de marketing. Isso significa que será preciso investir esforços em SEO, por exemplo, para que seus possíveis clientes encontrem você quando fizerem uma busca no Google ou qualquer outro buscador. Além disso, é fundamental (seja vendendo em qualquer modelo) que você aposte na qualidade das imagens dos seus produtos (e na descrição também) e em um ambiente mobile friendly para os usuários que acessarem seu site através do celular.
Ainda em tempo, você precisará decidir qual plataforma de ecommerce você vai hospedar o seu site e, não menos importante, qual plataforma de pagamentos vai escolher para fazer a gestão e automação financeira das suas cobranças. Acredite, essa última parte é tão importante quanto a primeira. Isso porque, quanto mais meios de pagamentos você oferece para seu cliente, maiores são as chances dele fechar a compra e não abandonar o carrinho.
Redes Sociais
Plataformas de mídia sociais, incluindo Facebook, Instagram e Pinterest, agora oferecem recursos que permitem aos donos de negócios criar sua própria loja online, dentro delas mesmas.
Essa estratégia permite que as marcas iniciem relacionamentos diretos e mais profundos com o consumidor. Você também pode usar essas redes para realizar vendas através do link de pagamentos. Ou, como muitas marcas fazem, usá-las para serem a vitrine dos seus produtos e serviços.
Além disso, investir em conteúdos de vendas em social pode aumentar o alcance da sua marca. Isso porque, através delas, é possível fazer anúncios direcionados para usuários que possuem fit com sua empresa.
Conhecendo os principais desafios e vantagens de cada uma dessas plataformas, basta definir o que é mais importante para a sua empresa, partindo do que você definiu no seu plano de negócios, e criar a sua identidade digital!
E claro, ninguém disse que você precisa escolher apenas uma para atuar! Quando você abrange suas vendas para os 3 segmentos, as chances de alcançar as pessoas certas e aumentar o faturamento só cresce. Mas, para isso, não se esqueça do planejamento e do objetivo de cada uma, certo?
Varejo x Serviços: o que é melhor para minha empresa?
Agora que você já sabe quais são as possibilidades de canais para vendas online para a sua marca, é a hora de pensar no tipo de público que quer atingir.
Você já possui seu produto ou serviço no offline e, talvez, não imagine que eles possuem grandes diferenças em sua oferta online.
Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens em oferecer produtos e serviços na internet.
Venda de produtos online Muitas vezes, esse é o primeiro modelo que vem à mente para muitas pessoas. Criar um produto físico que pode ser entregue e comercializado online através do seu ecommerce ou através de um marketplace.
Vantagens de vender produtos físicos online
Em comparação com a venda de um local físico, há vários benefícios em vender seus produtos online.
Em primeiro lugar, os clientes podem ver a sua oferta sem ter que sair de casa. Em qualquer lugar do Brasil ou do mundo. Nos últimos meses esse, inclusive, foi um dos grandes motivos do aumento das vendas online.
Os clientes têm acesso fácil a todos os seus produtos e aos detalhes deles, como materiais utilizados em sua composição, tamanho, peso e outras especificações. Sem contar, claro, que também fica muito mais fácil conferir um review de outros consumidores sobre seus serviços. Além disso, as vendas online também facilitam a busca do consumidor para comparar preço ou qualidade do produto nos concorrentes.
Outra grande vantagem das vendas online é a possibilidade de inserir vídeos e fotos de seu produto, além de criar uma FAQ que pode fornecer aos clientes mais informações do que eles jamais teriam em uma loja física.
Finalmente, à medida que mais consumidores estão mudando seus hábitos de compra para o online, você poderá alcançar mais pessoas e aumentar as vendas com uma presença digital.
Mas, vender produtos online não são só flores…
Um grande desafio da venda de produtos online é, sem dúvidas, o controle de estoque.
Para isso, é importante que você tenha bem organizado todos os produtos disponíveis para vendas. Contar um software de controle de estoque pode ser uma boa saída para resolver essa questão. Além, claro, ter uma previsão de vendas mensal.
As vendas recorrentes são uma boa opção para ajudar no controle de estoque, uma vez que você já sabe quais são os clientes atuais que vão receber seus produtos. E, para os novos clientes, é fundamental que você utilize uma plataforma de pagamentos que possibilite o controle, em tempo real, das novas vendas (isso aqui se aplica tanto para vendas recorrentes quanto pontuais).
Não conseguir fazer essa gestão pode ser uma grande desvantagem.