Conheça agora algumas vantagens do dropshipping:
- não precisar investir em estoque: pelo fato de o estoque ficar sob responsabilidade do fornecedor, você não precisará investir dinheiro para controlá-lo e nem gastará com depósitos para armazenar suas mercadorias;
- ter seus custos reduzidos: com o dropshipping, não há a necessidade de gastar com processos logísticos, nem com infraestrutura ou matéria-prima. Logo, é uma alternativa interessante, principalmente para quem está iniciando seu negócio;
- não precisar se preocupar com o envio dos produtos: além do estoque, o processo de envio dos produtos é por conta do fornecedor. Você também não precisa se preocupar com essa questão;
- poder trabalhar em casa: essa atividade não demanda altos investimentos e nem um time robusto. Desse modo, você pode realizá-la remotamente, em sua casa mesmo.
Desvantagens do dropshipping: saiba quais são
- não ter controle sobre a logística: como a entrega é de responsabilidade do fornecedor, caso existam atrasos ou problemas relacionados a ela, a reputação da sua marca pode ficar manchada;
- não ter muito lucro: como você terá que dividir uma parte do faturamento com seu parceiro, talvez a margem de lucro não seja muito interessante, pelo menos no começo;
- enfrentar muita competição: afinal, outros e-commerces, provavelmente, venderão os mesmos itens que você e a concorrência pode ser elevada dependendo do seu nicho de atuação.
Diante de todos esses dados, saber se o dropshipping vale a pena ou não dependerá muito de seu perfil. Nesse sentido, é bastante recomendado analisar a concorrência e escolher fornecedores bons e confiáveis.
Aliás, contar com parcerias inteligentes pode fazer toda a diferença para o seu negócio.